Aproveitando a quarentena para criar um novo hábito espiritual

Na vida, estamos sempre na busca por melhorar nossos hábitos, seja em prol da saúde, estética ou crescimento em alguma área da nossa vida. Talvez você possa ter começado o ano de 2020 disposto a ter hábitos alimentares e de exercícios melhores, você pode ter se disposto a ter uma rotina de sono melhor, a estudar mais, ler mais, entre as muitas possibilidades de mudança de hábitos existentes.

Como cristão, talvez a sua mudança de hábito possa ser relacionada à sua vida espiritual e seu relacionamento com Deus. Você pode ter começado o ano de 2020, por exemplo, disposto a melhorar seus hábitos relacionados à disciplinas espirituais como: oração, jejum, leitura bíblica, entre outras. Pois bem, o ano começou e já se passaram três meses desde seu início. Talvez você esteja super engajado e firme na mudança do seu hábito, mas pode ter acontecido de você ter desanimado ou postergado a mudança por outras questões, como falta de tempo ou desânimo pelo contexto que estamos vivendo atualmente, na quarentena.

Neste texto, queremos falar um pouco sobre como você pode aproveitar esses dias recluso, estando mais em casa devido ao contexto do coronavírus (COVID19), para desenvolver um novo hábito espiritual em sua rotina.

Em primeiro lugar, o que não podemos nos esquecer nesse momento é que Deus continua no controle, apesar de vivermos um momento de crise, não podemos esquecer que Deus é soberano e que devemos continuar glorificando-o em todos os momentos.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” 1 Coríntios 10:31

Por isso, trouxemos 3 dicas de como você pode usar o período da quarentena para desenvolver um novo hábito espiritual ou, retomar um que ficou parado por algum motivo.

1. Seja disciplinado

Inserir algo novo em nossa rotina pode ser desafiador, mas muito recompensador! Hábitos nascem do costume de realizar determinada ação por muito tempo, a ponto da ação ser naturalizada em nossa rotina. Por exemplo, é natural que todos os dias nos alimentemos, tomemos banho, escovemos os nossos dentes, entre outras muitas ações. São hábitos em que não pensamos ao realizar, nós simplesmente fazemos.

Em um primeiro momento você pode pensar, eu preciso ser disciplinado para ter um novo costume? A resposta é, sim! Para que não caiamos no eterno looping de começar algo e parar dois ou três dias depois e recomeçar novamente, precisamos ser disciplinados. Assim, tire um tempo na sua semana para você organizar sua agenda, mesmo na quarentena, e já planeje em que horário dos seus dias você vai começar a prática do seu novo hábito. Com o tempo, ao chegarem novos compromissos e afazeres, você já vai naturalmente se lembrando do seu novo hábito e definindo um tempo para ele.

2. Exercite sua fé!

É importante que você tenha disciplina, porque no início não vai ser algo natural, e é nesse momento que você pode exercitar a sua fé. Por nossas próprias forças, nós não somos capazes de realizar nada. Somente em Deus podemos encontrar força para que possamos continuar caminhando. Por isso, é muito importante que exercitemos a nossa fé. Não podemos cair no pensamento de crermos que somos autossuficientes e que podemos passar por transformações por nossa própria conta.

Por mais simples que seja o seu novo hábito espiritual, lembre-se que o mais importante é caminhar com Deus; então, leve a Deus os seus anseios, suas dificuldades com seu novo hábito, deixe que Ele seja o seu principal motivador. Afinal, se queremos inserir um novo hábito espiritual em nossas vidas, não é para nós mesmos, mas sim para glorificar a Deus.

3. Um passo de cada vez

A nossa tendência natural é querer abraçar o mundo e começar muitas coisas novas ao mesmo tempo. Foque em uma mudança de cada vez. As disciplinas espirituais não foram criadas para serem um fardo em nossa vida, elas foram criadas para que nós pudéssemos nos deleitar na Palavra de Deus, para que pudéssemos entender profundamente para que Deus nos chamou.

Por isso, é muito importante que nós sejamos responsáveis com nosso novo hábito espiritual e acima de tudo, fiéis a Deus. Tudo o que temos e o que somos não nos pertence, pertence a Deus. Precisamos ser mordomos fiéis e ter um uso teocêntrico do nosso tempo, porque Deus se alegra com a mordomia realizada com disciplina!

Sophia Pego, missionária da Cru Campus e voluntária na Equipe de Estratégias Digitais na Cru Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *