Amizade que faz diferença: acolhendo estudantes estrangeiros

Uma das melhores coisas que pode acontecer na vida de um estudante estrangeiro é encontrar verdadeiras amizades durante o tempo que estará longe de seu país. E o objetivo desse artigo e ajudar você a entender como sua amizade pode ser significativa para vida de um estudante estrangeiro.  

Primeiro, como discípulos de Jesus Cristo, quando demonstramos o amor de Cristo aos outros nós permitimos que eles vejam a realidade de quem Jesus é. De forma prática, dar generosamente do seu tempo, interesse e amor para o estudante estrangeiro significa demonstrar o evangelho através de sua própria vida. Eles podem até perguntar, “Por que você é diferente dos outros brasileiros que eu conheço? Por que você tem um interesse tão especial por mim?” Isso dá uma oportunidade maravilhosa de sensivelmente compartilhar como Jesus Cristo tem enchido seu coração com Seu amor. Seu amigo estrangeiro pode vir a conhecer o amor de Cristo através de você. Frequentemente esses novos cristãos compartilham do Evangelho com sua família e amigos – e podem levar muitos a Cristo 

Em segundo lugar, pesquisas revelam que quando um estrangeiro se sente solitário, carente de alguém perto e do carinho de amigos ele ou ela não vai bem academicamente. Existe uma pressão tremenda para o estudante internacional ter sucesso. Futuras bolsas de estudo ou entrada em programas de pós-graduação, bem como a estima da família e dos futuros colegas na volta para casa, dependem de notas muito altas. 

Em terceiro lugar, sua amizade vai possibilitar que o estudante estrangeiro tenha um amigo confiável que possa interpretar os costumes brasileiros. O estrangeiro precisa desse tipo de amigo que não vai ridicularizá-lo ou se aproveitar de sua ignorância. Um estudante estrangeiro pode viver nesse país por vários anos e ainda achar costumes brasileiros confusos ou situações onde as expectativas não são claras. Um estudante estrangeiro pode ter medo de ofender um brasileiro ou de ser visto como um ignorante pelos olhos dos outros. Ser humilhado na frente de outros é um dos medos mais profundos de vários. Você pode deixar o estudante a vontade com sua aceitação amorosa e disposição em orientá-lo nos momentos de confusão.  

Em quarto lugar, sua amizade vai fazer com que os estrangeiros tenham uma visão positiva sobre o Brasil. Isso pode ter implicações mundiais. Muitas vezes o estudante internacional que está estudando aqui vai voltar para cargos de alta influência no governo ou empresas de seu país. O estrangeiro pode ter oportunidades diretas ou indiretas de determinar se missionários brasileiros vão poder entrar em seu país, ou determinar se o país vai enviar estudantes para o Brasil ao invés de um outro país. A experiência dos estrangeiros com os brasileiros, democracia, e liberdade religiosa pode ter um impacto sem precedentes no futuro do Cristianismo em seu país. 

Pense no impacto internacional que você pode ter vivendo uma amizade amorosa e cuidadosa com um estudante internacional. Você vai ser aquele amigo de confiança que irá orientar, incentivar, ouvir e cuidar do estranho em seu meio? Você vai demonstrar a presença invisível de Jesus Cristo através de seus atos visíveis de hospitalidade amorosa? 

 

Um impacto pessoal  

A diferença que sua amizade pode fazer para um estudante internacional também pode ser vista em sua própria vida – e na vida dos membros de sua família. Aqui, no seu ambiente confortável, está uma oportunidade de experimentar culturas de todo o mundo. Você já se perguntou o que alguém de Angola vem fazer ao Brasil e como é a vida deles lá? Você pode descobrir em primeira mão a sua visão para seu país e para o nosso. 

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Pv 17:17

Amizade com estudantes internacionais permite que você saiba em primeira mão como é a vida em seus países. Conforme você lê e ora sobre os países de seus amigos e líderes governamentais de lá, você se torna mais um “cristão de perspectiva mundial”. Por exemplo, quando um amigo do Oriente Médio te visitar, você pode perguntar sobre como sua família tem sido afetada pelos conflitos na região da Palestina. “Você está se sentindo ansioso pelo futuro do seu país ou pela segurança de sua família? O que você está aprendendo que é diferente da maneira como os jornais brasileiros estão relatando sobre a situação em sua casa? Como eu posso orar mais especificamente?” 

Imagine o quão mais convidativo é ver um país através dos olhos de quem vive lá. Quando você oferece hospitalidade para um estudante enquanto eles estão aqui, eles vão querer fazer o mesmo quando você for visitá-lo em seu país! Imagine ter seu próprio guia pessoal – com uma visão interna! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *