Amizade que une culturas

Como é um estudante estrangeiro? 

Imagine-se com destino a um país estrangeiro onde você vai passar vários anos longe de todos e tudo que lhe é familiar. Quais seriam seus medos e expectativas? Seus sonhos e desejos? Que tipo de pessoas você gostaria de encontrar? 

Joshua embarcou num avião com destino ao Brasil cheio de emoções confusas. Seu sonho de estudar numa universidade brasileira estava prestes a se realizar. Adrenalina surge conforme ele pensa nos dias emocionantes pela frente. Novas experiências, novas comidas, novas maneiras de fazer as coisas, e – esperançosamente – novos amigos.  Conforme Joshua espera seu longo e exaustivo voo internacional, um embrulho no estômago vem a tona conforme ele pensa nas muitas perguntas sobre seu futuro desconhecido. Como eu vou achar um lugar para morar? Eu vou ter sucesso estudando em outra língua? E se eu não conseguir entender os brasileiros? Eu vou agradar meus pais e ser o sucesso que eles querem? Eu tenho ouvido sobre o crime no Brasil. Eu estarei seguro? Será que os brasileiros vão querer ser meus amigos? Como eu vou encontrar alguém que vai me ajudar a entender a vida brasileira? 

Quando Joshua olha para o relógio, calculando o tempo de viagem, ele conta 16 horas até o momento, deixando cerca de 10 horas antes de chegar à cidade brasileira que ele vai chamar de casa por quatro anos. “Casa”. A palavra permanece em seus pensamentos – trazendo sentimentos de solidão e tristeza a tona. Sua nova casa não mais significa amigos chegados e família. As mesmas pessoas que têm desempenhado um papel fundamental na sua vida diária não estarão mais lá para orientar, incentivar, motivar e confortar. Haverá outros para preencher o vazio? Ou será que Joshua se tornará como muitos dos estudantes estrangeiros que nunca desenvolveram uma amizade genuína com um amigo brasileiro ou entraram numa casa brasileira? 

Quando Joshua pisa fora do avião em seu novo mundo, ele e outros como ele estão mais vulneráveis e abertos para amizades como nunca mais estarão durante o todo o tempo em que estiverem no Brasil. Eles estão avidamente procurando por você! Eles anseiam por um amigo caloroso e carinhoso que vai ter um interesse especial em ajudá-lo a ajustar-se ao “jeitinho brasileiro de fazer as coisas”. Eles precisam de um guia sensível para ajudá-los ao longo de sua jornada em direção a uma educação brasileira, um anfitrião convidativo que os acolhe para tempos de refrigério em meio à pressão de ter sucesso e a solidão de ser um “estrangeiro”. 

Joshua é apenas um exemplo de um estudante estrangeiro vindo para o Brasil. Estudantes estrangeiros representam grande diversidade. Não existe um perfil claro para o típico “estrangeiro”. Porém, nós sabemos agora, que quase todo estudante estrangeiro está ansioso para ter um amigo brasileiro. 

Aqui estão alguns exemplos da diversidade representada pelos estrangeiros. Alguns são recém-chegados, outros já estiveram no Brasil ou em outro país por algum tempo. Alguns são ricos, outros tem problemas financeiros. Alguns são assertivos, aventureiros, e sem rodeios, outros são tímidos, envergonhados e cautelosos. A maioria tem grandes aspirações que eles nunca poderiam encontrar em seus países. 

Alguns estudantes estrangeiros são facilmente compreensíveis, outros lutam para pronunciar o Português. Alguns são calorosos e afetuosos, outros são reservados e distantes. Alguns lidam bem com ajustes culturais, outros têm um tempo difícil com o choque cultural. Muitos são jovens, solteiros e homens. Outros são estudantes do sexo feminino ou mais velhos, alguns são casados, com famílias aqui ou em casa. 

Alguns vão ficar aqui muitos anos, mas outros vão ficar por um curto período de tempo, apenas para um semestre ou um ano de intercâmbio. Muitos estão intensamente envolvidos em seus estudos acadêmicos, outros estão sozinhos diariamente em seus apartamentos com pouco a fazer. Alguns são rápidos para fazer os ajustes sociais, enquanto outros ficam enclausurados no mundo do campus, alienado e sozinho. Alguns vêm com uma ânsia de fazer tudo da maneira dos brasileiros, vendo-o de um jeito positivo, outros vêm cautelosos, ansiosos e críticos sobre o Brasil.

A aventura dos primeiros passos 

Ao fazer amizade com um estudante estrangeiro, seu primeiro objetivo é deixar que o estudante estrangeiro conheça você e que você conheça a ele ou ela. Como alguém já disse, um amigo é alguém que sabe quem você é, entende onde você esteve, aceita quem você se tornou, e ainda, gentilmente convida você a crescer. 

Estudantes internacionais podem estar ansiosos por conhecer você e sua família – típicos brasileiros. Eles querem ser incluídos na sua rotina. Faça isso, recebendo-os em sua casa. Deixe eles verem sua rotina, seu dia a dia. Esta é a descontraída hospitalidade que eles esperam.  

Hospitalidade genuína diz, “Junte-se a nós hoje, veja televisão, brinque com as crianças, lave suas roupas, traga um amigo, tire uma soneca, ou qualquer coisa que você goste. Nós te oferecemos amizade. Venha e esteja conosco, como você é.” 

Isso é hospitalidade não hospedagem. Hospedagem diz, “Antes que eu possa convidar um estudante internacional para vir em minha casa, devo deixá-la limpa e com tudo em ordem”. Hospitalidade diz: “Venha a nossa casa e se junte a nós, como nós somos. Deixe eu colocar outro prato na mesa. E traz um amigo se você quiser”. 

Esse é o lugar confortável e “caseiro”, que todo estudante internacional deseja encontrar enquanto está aqui no Brasil. A grande tragédia é que poucos experimentam isso.  

  • Inclua o estudante internacional na sua vida comum. 
  • Não foque numa hospedagem formal, especial ou dispendiosa.  

Um passo importante ao conhecer seus novos amigos internacionais é aprender seus nomes. Não assuma que eles querem que você use o nome brasileiro que tomaram para o tempo que estarão aqui. De preferência, descubra a pronúncia correta do seu nome. Isso pode ser muito importante para ele.  

Depois, pergunte sobre eles e ouça cuidadosamente suas respostas. Foque em conhece-los bem. Pergunte especificamente – quem, o que, quando, onde, porquê e como – Pergunte sobre suas famílias, amigos, atividades favoritas, feriados, comida, religião e costumes. Mas vá devagar, cuidado para sua conversa não virar uma entrevista. Ele pode estar interessado em saber coisas sobre você também.  

Evite discussões políticas controversas, projetando uma atitude de que “O Brasil é melhor”. Ao invés disso, aproveite a oportunidade de descobrir a maneira de eles verem o mundo. 

  • Ouça com entendimento, não com julgamento. Procure apreciar os seus diferentes pontos de vista e valores. 
  • Não discuta ou condene um ponto de vista internacional. 

Em segundo lugar, amizade significar mover-se de um conhecimento superficial para uma experiência mais profunda de ser compreendido. Como amigo, você vai querer ouvir para além dos fatos superficiais das experiências de vida para os significados e sentimentos por trás desses fatos. Encontre artigos e fotos que descrevam o país do seu amigo estrangeiro. Veja filmes que focam no país de origem de seu amigo, pesquise na internet.  

  • Tire tempo para ler e descobrir o que está acontecendo no país de origem de seu amigo. Faça perguntas informadas, como, “Eu tenho ouvido sobre sérios problemas ambientais em seu país. Isso afeta diretamente você ou sua família? Como você acha que seu país vai resolver o problema? 
  • Não assuma que você sabe tudo sobre um país sem um tempo extra gasto para aprender. 

Em terceiro lugar, amizade verdadeira aceita a pessoa como ele ou ela é. Verdadeira aceitação diz, “Eu respeito quem você é Deus fez você à Sua imagem e eu vou valorizar seus pensamento e opiniões. Eu não vou tentar forçá-lo a aceitar minha maneira de pensar, ou basear minha amizade em quanto você concorda comigo.” Apenas numa atmosfera sincera de aceitação o estudante internacional vai arriscar explorar o Cristianismo e sua mensagem pessoal. Ele ou ela precisa ver uma demonstração de amor incondicional, o qual Jesus demonstrou por nós. Você é o Seu coração, estendendo a mão em amor ao estrangeiro em seu meio. 

  • Amorosamente ofereça amizade incondicional, aceitando as diferentes visões de vida, mundo e religião do estrangeiro. 
  • Não baseie seu tempo com o estudante ou sua oferta de amizade em quanto ele ou ela parece estar interessado no cristianismo. 

Finalmente, uma vez que você estabeleceu um profundo senso de amor, aceitação e confiança, você vai descobrir muitas maneiras de encorajar seu amigo pelo caminho do crescimento pessoal. Você terá ganhado o direito de ser ouvido. Como ele ou ela se sente seguro de compartilhar seus problemas com você, você é capaz de aconselhar em direção a uma solução sábia e piedosa.  

Quando seu amigo chega até você ansioso sobre seu futuro ou aflito sobre a situação de sua família em casa, você tem uma oportunidade natural de se compadecer… e depois compartilhar como você lida com essas mesmas lutas através de um relacionamento com Jesus Cristo. Esse pode ser um testemunho poderoso da realidade de Jesus vivendo em você. Ele faz diferença na maneira como você lida com as dificuldades da vida que todo mundo encontra, independentemente da cultura. Seu amigo estará ouvindo e vendo você para ver o porque você é diferente dos outros brasileiros que ele ou ela conheceu. 

No contexto de amizades com amor, aceitação e confiança, Deus realiza Seus propósitos. Como Ele se revela para o mundo à nossa porta, nós somos seus parceiros. 

  • Compartilhe abertamente sobre como você compartilha das dificuldades da vida através da presença e do poder de Jesus Cristo. Modele como você toma decisões baseado no sistema de valores de Deus. 
  • Não julgue ou condene eles por como eles escolhem lidar com a situação. 

Construtores práticos de amizade 

Aqui estão algumas ideias para te ajudar a começar: 

  1. Participe de eventos culturais como cinema, teatro, exposições. Participe de atividades ao ar livre, como trilhas, praia, passeios de bicicleta.  
  2. Vejam televisão juntos: esportes, shows familiares que retratam a cultura brasileira, reportagens especiais sobre o país de origem de seu amigo. 
  3. Envolva seus amigos em tarefas domésticas, como lavar a louça, limpar o quintal, lavar o carro; eles querem aprender sobre a vida brasileira. 
  4. Descubra e compartilhe de seus interesses. 
  5. Visite tipos diferentes de restaurantes e os apresente aos costumes brasileiros de pedido, pagamento e 10% do serviço. 
  6. Jogue jogos juntos, como Uno e Imagem e Ação, Xbox 
  7. Convide-os para cozinhar um prato típico com você. 
  8. Ensine a usar os aparelhos domésticos, caso ele não conheça, como o micro-ondas, lava-louça, máquina de lavar. 
  9. Se eles são novos, ajude-os a encontrar o caminho deles pela cidade: por exemplo, entender os serviços telefônicos e bancários, ou tirar a carteira de motorista. 
  10. Inclua-os em qualquer atividade comum – exercícios, compras, ida a igreja, e assim por diante. 
  11. Apresente-os aos feriados brasileiros. Descubra sobre os feriados nacionais deles – e como eles os celebram – e faça alguma coisa especial quando esses feriados chegarem. 

Obviamente, todas essas coisas não representam um manual obrigatório de como tratar ou receber um estudante estrangeiro. Mas uma lista de dicas e ideias do que você pode fazer para se aproximar e desenvolver amizades com eles.   

Que Deus te abençoe nesse desafio de acolher os estudantes estrangeiros do seu campus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *