Como a internet contribui na evangelização?

Quem é o verdadeiro vilão? A internet ou o homem?

Habacuque e a visão das grandes tábuas

Gostaria de iniciar aqui falando sobre o profeta Habacuque. Em linhas gerais, o Antigo Testamento nos mostra como Deus é atuante na História: desde a separação de Israel como um povo escolhido, e como essa nação O rejeitou. Esse distanciamento de Deus — , marcado pela falsa religiosidade, idolatria, imoralidade sexual, injustiças sociais e etc—, gerou grandes consequências e sofrimentos para o povo. O exílio babilônico foi uma punição de Deus contra Israel (2 Reis 17.7–23), que merecia tais castigos por conta desses graves pecados. Isso não significa que Deus se esqueceu de seu povo, pois muitos profetas foram separados por Ele com o propósito de anunciar esperança de um novo tempo, que viria através de um verdadeiro arrependimento (e posteriormente com a chegada do Messias). Em meio a esse contexto histórico, o profeta Habacuque tinha o propósito de Guiar Israel em direção à fé durante as provações do exílio.

O livro começa com lamentos do profeta sobre toda essa situação de sofrimento: “Até quando, Senhor, clamarei eu e tu não me escutarás?” (Hb 1.2), levando-o a interceder por Judá: “Ó Senhor, para executar juízo, puseste aquele povo…” (Hb 1.12). E já no capítulo seguinte, vemos a surpreendente resposta do Senhor ao profeta: “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que possa ler até quem passa correndo.’’ (Hb 2.2). Vocês conseguem perceber que o próprio Deus deu uma estratégia para Habacuque? E qual era o propósito desse outdoor? Como o próprio versículo diz: para que mais pessoas fossem alcançadas, ou seja, a mensagem de esperança poderia ser vista até por quem passasse correndo!

O que os nossos pais comunicavam por meio de tábuas grandes, hoje podemos comunicar para milhares de pessoas através da internet!

 

Compartilhando o evangelho com o seu celular — Jesus Film App

 

A tecnologia é mais neutra do que má

Chris Li (diretor da Living Hope Community Church) escreveu um artigo sobre a série americana “Black Mirror”, que faz um trabalho magistral ao demonstrar em detalhes perturbadores os modos como a tecnologia está influenciando a sociedade. Chris defende a idéia de que a tecnologia é mais neutra do que má, porém incrivelmente poderosa. Assim como o dinheiro é neutro e poderoso (o amor ao dinheiro, afinal, “é a raiz de toda a espécie de males” — 1 Timóteo 6.10), o mesmo pode ser dito em relação à tecnologia.

Portanto, concluímos que “o vilão não é a tecnologia; nunca é a tecnologia. O problema é humano, porque é um problema do pecado. A tecnologia é meramente cúmplice. O vilão é sempre humano. O lado negro da tecnologia em Black Mirror é apenas uma extensão das trevas que existem em nosso interior.” — Chris Li. A internet é uma excelente ferramenta para servir ao evangelho de Jesus Cristo, e para isso, é necessário pensar no propósito pelo qual utilizamos esse recurso!

 

O uso da internet no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios, 126,9 milhões de brasileiros usaram a internet regularmente em 2018. E metade da população rural e das classes D e E agora têm acesso à internet.

Fonte: G1

Além de um alto índice de usuários entre a população, deve-se destacar também que o uso média diário em nosso país é o terceiro maior do mundo! Atrás apenas da Tailândia e Filipinas, em um único dia o brasileiro fica conectado na internet por 9 horas e 14 minutos. Se quiser ler mais sobre esses dados, clique aqui e leia a matéria completa!

Se desejamos tomar a iniciativa de compartilhar Cristo com outras pessoas, podemos afirmar que a internet é um campo missionário!

Como a Cru tem alcançado esse público?

Nossa organização tem diversas ferramentas digitais que nos auxiliam na evangelização, e comecei a utilizá-las quando estava na universidade. Além desses recursos, buscamos criar conteúdos relevantes para usuários de internet. Quero falar um pouco sobre cada um deles.

Jesus Film

Esse aplicativo é uma biblioteca completamente digital com mais de 200 filmes completos, minisséries e curtas, produzidos para ajudar o mundo a conhecer Jesus. Todo o conteúdo do aplicativo pode ser assistido, baixado e compartilhado gratuitamente com qualquer pessoa! Uma sessão muito interessante é a de Curta-Metragens (Short Films), onde em cada vídeo encontramos perguntas para engajar os usuários a terem conversas espirituais sobre aquilo que assistiram! Você também pode acessar o site jesusfilm.org.

Faça o download do aplicativo

Indico muito esse vídeo chamado Falling Plates, produzido pela Cru em 2012, e é bastante conhecido. Também disponível no aplicativo.


God Tools + First Steps with God

God Tools é uma aplicativo que te ajudará a explicar de maneira simples e clara a alguém como eles podem iniciar um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo. Na versão em português, você encontra as seguintes mensagens: 4 Leis Espirituais, The Four, Conhecendo Deus pessoalmente e Satisfeito. Dando seguimento com novos cristãos, você pode usar o aplicativo First Steps, que apresenta alguns estudos bíblicos com os aspectos básicos da fé cristã.

Sua Escolha

O site suaescolha.com é um lugar seguro para explorar assuntos sobre a vida e Deus. Com uma série de artigos sobre o cristianismo, os usuários podem enviar mensagens para o site, e uma equipe de missionários digitais responderá as possíveis dúvidas. O novo cristão pode se inscrever para receber (via-email) o Kit Espiritual para Novos Cristãos (7 estudos com duração de 8 dias).

Estou Enfrentando

estouenfrentando.com é uma plataforma com testemunhos reais sobre assuntos muito recorrentes nos dias atuais (pornografia, aborto, violência sexual, vício alcoólico, abandono emocional, e etc). São histórias de pessoas que sofreram com esses problemas e encontraram esperança em Cristo! O site possui mentores que podem auxiliar outras pessoas que estão passando pelo mesmo problema através da opção que o usuário tem de pedir ajuda, e em total sigilo, será respondido pela equipe do site.

YesHEis

Não é só a Cru que tem desenvolvido ferramentas digitais. A Christ Vision desenvolveu um aplicativo muito interessante, o yesHEis, que te ajudará a compartilhar o amor de Jesus com seus amigos. Além disso, você receberá dicas semanais de evangelismo e descobrir uma biblioteca de vídeos sobre o evangelho.


Deixo aqui uma outra sugestão de aplicativo: o Voke; que possui diversos vídeos cristãos que ajudarão você a iniciar conversas espirituais.

Você pode começar agora mesmo!

Como cristãos entendemos que precisamos ser bons mordomos de tudo o que Deus nos confia. Tudo o que temos, desfrutamos por causa da graça e bondade de Deus. Ele nos chama para sermos bons mordomos do nosso tempo, talento e tesouros e o uso desses recursos mostra claramente nosso compromisso espiritual porque investimos naquilo que nosso coração mais valoriza. Nossa tarefa é administrar essas bençãos de modo que tragam ainda mais glória ao Seu nome. Portanto, use a internet para a expansão do Reino de Deus!

Conheça mais sobre esse trabalho em instagram.com/missionarios.digitais e fique ligado porque teremos muitas novidades nos próximos meses!

Erick Trigueiro, missionário da Cru Campus na região sudeste e também atua com o ministério de Estratégias Digitais no Brasil.

One thought on “Como a internet contribui na evangelização?

  • Apos o momento devocional, na primeira das tres semanas que passamos la, eramos conduzidos em aulas e palestras acerca de diversos temas pertinentes ao mundo digital e tambem sobre a universidade. Aprendemos sobre movimentos espirituais, evangelizacao, redes sociais, ferramentas digitais de divulgacao, programacao, organizacao de projetos, inovacao, e conceitos especificos como Jornada do Usuario, Maturidade Digital, Mundo VUCA e outros. Tivemos a presenca de outros missionarios da Cru Campus, pessoas que sao referencia na area de tecnologia, metodologia, divulgacao digital e inovacao, alem de aulas ministradas pelos proprios missionarios responsaveis pelas atividades da Missao. Foi uma semana intensa e muito proveitosa para nosso crescimento digital individual. Somado a isso, tambem fizemos um treinamento para missionarios digitais, que consistia em modulos de estudo biblico aprofundado em diversas areas do cristianismo voltado para aconselhamento e apologetica. Ao final daquela semana, completavamos o treinamento e eramos oficialmente missionarios digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *