O que é o Advento?

O Advento é o período de quatro semanas que antecede o Natal. Durante essa semanas, celebra-se a vinda de Deus em carne – na pessoa de Jesus Cristo.

Advento é sobre preparar nossos corações enquanto esperamos a chegada de Jesus. Desde a Idade Média, esta tradição do Advento nos encoraja a diminuir o ritmo e a refletir sobre a vinda de Jesus em pessoa e a aguardar com expectativa aguardar com expectativa a sua volta. No meio de uma agitada época festiva, fazemos uma pausa. Nós antecipamos. Nós esperamos!

O que Advento significa?
A palavra “advento” significa chegada – ou vinda – de uma pessoa, evento ou algo notável. Neste caso, estamos falando de Deus vindo à terra na pessoa de Jesus Cristo, o Messias prometido. O Natal é a celebração do nascimento de Jesus. O Advento é a antecipação desse nascimento.

Quando é o Advento?
O Advento começa no quarto domingo antes do Natal. Dependendo de onde o Natal cai no calendário, o número total de dias pode variar entre 22 e 28 dias.

Qual é a História do Advento?
Os cristãos ao longo da história consideraram o Advento uma celebração de diferentes vindas. Os exemplos incluem a preparação do batismo de Cristo e a Segunda Vinda de Cristo. Mas desde o século VI, o Advento tem sido tradicionalmente uma celebração da primeira vinda de Jesus – a época que antecede o dia de Natal.

O que é o Segundo Advento?
O primeiro Advento antecipa a chegada de Jesus à terra na forma de um bebê (Natal). O segundo Advento antecipa a Segunda Vinda de Jesus, quando Ele retornará em toda a Sua glória para estabelecer Seu reino na terra e julgar o mundo. Os cristãos vivem todos os dias com a ansiosa expectativa da Segunda Vinda. O penúltimo versículo da Bíblia tornou-se a expressão de esperança para os cristãos de todas as gerações. “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: ‘Sim, venho em breve!’ Amém. Vem, Senhor Jesus!” (Apocalipse‬ ‭22:20‬, ‭NVI‬‬). As palavras “Vem, Senhor” na primeira carta de Paulo aos Coríntios (16:22) são uma tradução da palavra aramaica “Maranatha” – um termo ainda usado na adoração cristã hoje em dia.

Onde está o Advento na Bíblia?
O Velho Testamento está repleto de alusões a Jesus Cristo. Quer seja Deus dizendo a Abraão para sacrificar seu filho Isaque, e depois intervindo e providenciando um cordeiro substituto (a morte substitutiva de Jesus em em nosso lugar) ) — ou Jonas passando três dias no ventre de um grande peixe (sepultamento e ressurreição de Jesus) — todo o Velho Testamento nos aponta para a vinda de Jesus Cristo.

Além disso, os profetas predisseram o nascimento de Jesus. Isaías previu: “Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel” (‭‭Isaías‬ ‭7:14‬, ‭NVI‬‬). E novamente ele profetizou: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (‭‭Isaías‬ ‭9:6,‬ ‭NVI‬‬). O profeta Miquéias declarou: “Mas tu, Belém-Efrata, embora pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos” (‭‭Miquéias‬ ‭5:2,‬ ‭NVI‬‬).

O Novo Testamento registra a vinda de Cristo nos Evangelhos: Mateus 1:18-25, Lucas 1:26-2:20 e João 1:1-18.

Como os cristãos celebram o Advento?
Muitos cristãos celebram o Advento de uma forma personalizada, usando um calendário do Advento para registar os dias até ao Natal, colocando ornamentos do Advento nas suas árvores de Natal todos os dias ou usando um devocional do Advento para refletir sobre a vinda de Jesus. Os cristãos também podem exibir uma guirlanda do Advento ou velas do Advento em suas casas.

As igrejas tendem a celebrar o Advento de forma mais formal. Alguns pastores adaptam seus sermões para combinar com os temas de cada domingo do Advento (esperança, fé, alegria e paz). Muitas igrejas acendem uma das quatro velas do Advento todas as semanas — acompanhada por uma leitura bíblica adequada ao tema da semana — e terminam acendendo a vela de Natal na véspera ou no dia de Natal.

O que significam as velas do Advento?
As quatro velas do Advento, cada uma representando um tema, são acesas nos quatro domingos do Advento. Embora suas cores variem de acordo com a tradição, normalmente a primeira, a segunda e a quarta velas são violetas, e a terceira é rosa, a cor comumente associada à alegria. Algumas tradições têm uma quinta vela branca que simboliza a pureza de Cristo, que é acesa no Natal.

  • Semana 1: Esperança – Esta “vela profética” representa a antecipação da chegada do Messias no Antigo Testamento – especialmente a dos profetas, como Isaías, que predisse de forma vívida e precisa a vinda de Jesus.
  • Semana 2: Fé – A “vela de Belém” nos lembra a fé de José e Maria na promessa anunciada pelo anjo Gabriel e nos lembra de sua jornada para Belém. O profeta Miquéias também predisse que o Messias viria de Belém.
  • Semana 3: Alegria – A “vela do pastor” representa as “boas novas de grande alegria” que o anjo entregou aos pastores.
  • Semana 4: Paz – A “vela do anjo” representa a paz entre Deus e o homem que os anjos declararam aos pastores: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor” (‭‭Lucas‬ ‭2:14‬, NVI‬‬).
  • Natal: Pureza – A “vela de Cristo”, que é colocada no meio de todas as velas e acesa no dia de Natal, representa a pureza e santidade de Cristo.


O que é uma Guirlanda do Advento?
A guirlanda do Advento (ou guirlanda de Natal), uma decoração comum, consiste em ramos perenes entrelaçados que simbolizam a vida eterna. As árvores perenes mantêm sua cor verde em todas as estações do ano, incluindo o inverno. A guirlanda costuma ser pendurada na porta da frente das casas, às vezes com uma vela. Para o Advento, muitas pessoas colocam a guirlanda em volta das velas do Advento. Alguns também incluem bagas de azevinho em suas coroas para simbolizar e prenunciar a morte de Cristo na cruz.

Como o Advento é relevante para minha vida?
O Advento nos ajuda a entender como o Antigo Testamento conduz ao Novo Testamento. A esperança do Cristianismo reside na vinda do Messias, que salva o Seu povo – a Sua Igreja – dos efeitos e da penalidade do seu pecado. Em Gênesis, Deus prometeu que um Messias viria e declarou a Satanás que “porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este ferirá a sua cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (‭‭Gênesis‬ ‭3:15‬, ‭NVI‬‬). O advento é a antecipação de Deus cumprindo Sua promessa de derrotar a morte e Satanás por meio da vinda de Cristo.

Jesus é o Messias prometido que Israel ansiava por cada geração. Quando os israelitas sacrificavam touros e bodes pelos seus pecados (que não tinham realmente o poder de perdoar pecados, como Cristo fez), o povo antecipou o único e verdadeiro sacrifício que Jesus realizaria através da Sua morte e ressurreição. Jesus, o único e verdadeiro rei dos reis, deixou de lado Sua glória para se tornar um homem, nascido de um casal humilde em um estábulo humilde de animais.

Jesus nasceu para se tornar Emanuel, que significa “Deus conosco”. A vinda de Cristo é o ápice de todo o Antigo Testamento. E a Segunda Vinda de Cristo será o ápice do Novo Testamento. Hoje, podemos olhar para trás e honrar a antecipação do primeiro Advento de Cristo e aguardar com grande expectativa o Seu segundo Advento. Todo o nosso sofrimento, esforço, esperança, fé, alegria e paz encontram o seu significado no retorno de Cristo, quando “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” ‭‭(Apocalipse‬ ‭21:4‬, ‭NVI‬‬).

Como cristãos, precisamos ser lembrados da esperança que temos na vinda de Cristo. A esperança que experimentamos ao celebrar o Advento é o que faz a vida valer a pena.

__________________________________

O texto foi postado originalmente em inglês, no site da Cru.
Tradução para português: Juliana Marinho
Revisão: Erick Trigueiro