Tempo de descanso

Você já deve estar familiarizado com este diálogo:
– “Como está você?”
– “Na maior correria…”

Correria, hoje, ganhou status de virtude. Estamos todos correndo e estranhamos quem não esteja. Nos acostumamos a ser controlados pelas infinitas demandas do dia-a-dia. No entanto, o cristão é chamado para viver controlado não por demandas, mas pelo Espírito Santo. É Ele quem deseja sinalizar a direção do nosso viver e marcar o ritmo da nossa agenda.

Mas, nos deparamos com um grande problema: estamos ocupados demais para ouvir Deus. Além disso, queremos aproveitar cada segundo para encher nossas mentes com mais e mais informação – a tal ponto que nos tornamos surdos à Sua voz.

Parar e descansar faz parte do plano de Deus para nós. Não é sem razão que o sábado foi a primeira criação que Ele santificou. Nós nos identificamos com Deus no trabalho, mas também no descanso (Gn 2.2-3). Precisamos ter momentos para descansar, respirar, ficar em silêncio, acalmar nosso coração e ouvir Deus (só de ler essas palavras você já sente algo bom, não é verdade?). Esses momentos podem estar na agenda, como, por exemplo, o dia de domingo, o seu retiro pessoal ou aquele tempo diário para estar a sós com Deus.

Esses momentos também podem ser espontâneos, como as pequenas lacunas de tempo no dia, às vezes de minutos, que nos dão a oportunidade de respirar, fechar os olhos ou olhar para o alto e dizer palavras de louvor e gratidão a Deus. Ou talvez apenas ficar quietos por uns instantes e ouvir a sua voz (ao invés de olharmos compulsivamente o celular, em busca de alguma novidade no WhatsApp ou Instagram). Precisamos desses momentos “vazios”, em que não estamos exatamente produzindo algo ou recebendo nova informação. Nossa mente precisa respirar!

Esses momentos de pausa me ajudam ainda a perceber que o simples fato de minha vida estar em Cristo constitui uma condição de descanso (Hb 4.3). Isso é um verdadeiro presente! É maravilhoso quando consigo perceber que ao trabalhar, comer, dormir, estudar, descansar e até mesmo me divertir, Ele está comigo!

Quando praticamos a presença de Deus, percebemos que Ele (re)orienta a nossa vida, nos levando para o lugar certo e nos fazendo aproveitar bem o nosso tempo e a própria vida. É como a nuvem que guiava o povo no deserto (leia Nm 9.16-23). Ela não estava em constante movimento. Muitas vezes parava por vários dias. Mas aquele era o lugar certo para se estar e a direção certa a seguir.

Wesley Cunha, diretor nacional da Cru Campus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *