Mobilize o seu campus para o Setembro Amarelo!

Queremos ver estudantes experimentando a vida abundante que Cristo nos oferece (João 10.10), mas sabemos que muitos universitários estão distantes dessa realidade. É comum ouvirmos histórias de jovens que têm atentado contra a própria vida, e por isso surge esse questionamento: como um movimento cristão pode dar suporte para estes universitários? Uma boa iniciativa tem sido a campanha do “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio. Nos últimos anos, a Cru Campus tem realizado intervenções nos campus sobre o tema. A ideia ao levantar a temática do suicídio é criar oportunidades das pessoas se relacionarem, demonstrando afeto e empatia.

Em 2023, no 9º ano da Campanha, o CVV (Centro de Valorização da Vida) definiu o tema “Acolher é cuidar” para lembrar a importância de oferecer acolhimento, um olhar compreensivo e não julgador, colocar-se à disposição para conversar amigavelmente com quem pede ajuda ou demonstra precisar de ajuda ao nosso lado. E como movimento espiritual, nós tomamos a iniciativa de compartilhar a mensagem de Cristo!

Corações pelo campus

Em muitas universidades nossos estudantes espalham alguns corações amarelos pelo campus. É uma excelente maneira de chamar atenção, principalmente quando deixamos uma mensagem nesses corações. Veja este exemplo: Neste setembro amarelo te convidamos a espalhar o amor por aí. Que tal? Entregue esse coração para alguém que você conhece, mas também pode ser para alguém que você nunca falou: um professor, o segurança, a tia da limpeza, o veterano que te emprestou o material, o colega que mora longe e ainda não fez amigos por aqui. Seja quem for… Seja gentil! Nós da Cru Campus acreditamos que a vida vem de Deus e podemos desfrutá-la ainda mais quando demonstramos amor uns aos outros!

Valorize quem está perto de você, valorize a vida e espalhe amor!

Cartazes

Uma boa idéia é preparar cartazes interativos com frases que estimulem o pensamento sobre o valor da vida e a importância de falar sobre o assunto. Frases como: “Falar é a melhor solução!“, “Sua vida importa!“, “Toda dor é por enquanto”, “Viver não cabe no Lattes”, além de alguns versículos bíblicos! E sempre use a cor amarela. Você também pode espalhar saquinhos de papel nos espaços do campus: praças, bandejão, lugares de convivência e banheiros com mensagens motivacionais, trechos bíblicos e trechos de músicas que edifiquem a vida do outro.

Cartazes com frases sobre a campanha do Setembro Amarelo ajudam na mobilização em seu campus!

Laço amarelo preenchido com mensagens e versículos. As pessoas que passam pelo cartaz podem pegar o post-it!

Os abraços grátis também fazem bastante sucesso e chamam a atenção das pessoas!

Palestras no campus

Como movimento estudantil, podemos promover palestras com psicólogos (ou outros profissionais da área). É muito importante organizar esse tipo de evento com antecedência, pois envolve divulgação, reserva de auditório ou sala, além da geração de recursos financeiros para convidar este profissional. Pensem em temas que estimulem a participação de todos os estudantes do campus (não somente os cristãos).

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188!

Reuniões no campus

Você pode organizar reuniões de oração ou estudos bíblicos sobre este tema. Além de manter o diálogo no campus, também queremos que os nossos próprios estudantes conversem sobre o assunto, gerando um cuidado mútuo. Os cristãos também enfrentam lutas e problemas emocionais! Aqui disponibilizamos este link da Ultimato com diversos artigos. Por favor, sejam conscientes!

Extras

Caça ao tesouro: Guia onde você encontrará significado nas pequenas coisas em sua rotina acadêmica. Este folheto pode ser impresso e distribuído no campus, e também durante as reuniões da Cru. Faça o download aqui.

Estou Enfrentando: Site que aborda histórias de pessoas que enfrentaram problemas que são frequentes em nossa sociedade. Temas como ansiedade e depressão são encontrados no site, que podem ser divulgados em sua universidade. Entre no site: estouenfrentando.com

Links importantes
Clique aqui e acesse o site do Setembro Amarelo com números oficiais dos casos de suicídio no Brasil.
Clique aqui e acesse o site oficial do Centro de Valorização da Vida, que oferece diversos informativos que podem te ajudar a se envolver na campanha.

Use a hashtag #CampusAmarelo. Queremos acompanhar o que vocês estão fazendo!

One thought on “Mobilize o seu campus para o Setembro Amarelo!

  • Conteúdo muito bom para utilizarmos. No tópico Extra, no espaço do folheto caça ao tesouro – escute uma música, seria interessante ter o QRCODE ao invés do endereço do link. É mais fácil e prático para as pessoas acessarem, a maioria acabam não digitando o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *